Projeto Pet Brasil amplia presença global com 19 ações no 1º trimestre de 2025
São Paulo, abril de 2025 – O projeto setorial Pet Brasil, desenvolvido pelo Instituto Pet Brasil (IPB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), executou um total de 19 ações internacionais no primeiro trimestre de 2025, com o objetivo de fortalecer a presença de empresas brasileiras no mercado global. A agenda incluiu 17 rodadas de negócios com importadores da América Latina e Caribe, a participação na Global Pet Expo, nos Estados Unidos, e a realização de um webinar sobre o mercado pet da Tailândia.
Entre janeiro e março, o IPB promoveu reuniões estratégicas com compradores de Chile, Uruguai e República Dominicana, apresentando a variedade, a qualidade e a inovação das empresas brasileiras do setor. As rodadas de negócios seguem um modelo de promoção direta à exportação, permitindo que micro, pequenas e médias companhias acessem mercados com apoio técnico e institucional. Ao longo de 2025, novas agendas estão previstas com países da África e do Oriente Médio.
“A estratégia de internacionalização do setor pet brasileiro se baseia em ações contínuas e articuladas. Temos o compromisso em abrir caminhos reais para que nossas empresas ganhem o mundo. As rodadas são essenciais para transformar o potencial da nossa indústria em resultados concretos no exterior. Vamos continuar abrindo portas e conectando o que temos de melhor ao que o mundo precisa”, afirma Caio Villela, presidente-executivo do Instituto Pet Brasil.
Uma das principais vitrines globais do setor, a Global Pet Expo 2025 ocorreu entre os dias 26 e 28 de março, em Orlando, na Flórida. A participação brasileira contou com um pavilhão nacional promovido pelo projeto pet brasil, reunindo cinco marcas. Organizada pela American Pet Products Association (APPA) e pela Pet Industry Distributors Association (PIDA), a feira recebeu mais de mil expositores e 22 mil visitantes de 85 países em sua última edição.
“A Global Pet Expo é uma oportunidade de posicionar o Brasil como um hub de inovação e qualidade em nutrição animal, cuidados veterinários e acessórios. O mundo está cada vez mais atento ao que produzimos aqui”, pontua Villela.
Ainda dentro da agenda estratégica do trimestre, o IPB promoveu no dia 11 de março, por meio da plataforma Pethub, o webinar “Estudo de Mercado Pet Tailândia”, com a pesquisadora Luciane Franke, da Unisinos. A atividade trouxe um panorama completo sobre o comportamento do consumidor tailandês, exigências regulatórias, canais de distribuição e oportunidades para produtos brasileiros. O país asiático é considerado um mercado emergente e estratégico, especialmente no segmento premium e natural.
Essas frentes integram o planejamento contínuo do Projeto Pet Brasil, que busca posicionar o país como referência global no setor. A atuação combina promoção comercial direta, inteligência de mercado, apoio à adequação de produtos e participação em grandes eventos internacionais. Além disso, o projeto também estimula o contato com compradores estrangeiros em feiras realizadas no Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o Instituto Pet Brasil
O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.
Mais informações: imprensa@institutopetbrasil.com